1. Esqueça um pouco as poses. A ideia é justamente captar as expressões espontâneas, das risadas às surpresas, que as crianças irão fazer.
2. Para facilitar, deixe a máquina no automático, assim você não perde aquele sorriso enquanto ajusta a câmera.
3. Na hora de fotografar, fique na altura do seu filho ou você terá uma coleção de fotos de cima para baixo - a não ser que você queira esse efeito. Nesse caso, vale também brincar com imagens de baixo para cima.
4. Detalhes também merecem atenção: um close do rosto pintado para o teatro, mãozinhas sujas de farinha ou pés na terra na hora de fazer a horta dão fotos maravilhosas.
5. Você já notou como a luz natural valoriza uma imagem? Aproveite para clicar as crianças perto de portas e janelas.
6. Aproveite também aqueles dias nublados em que a luz está atrás das nuvens e não forma tantas sombras.
7. Se você nunca fotografou sem o flash, vale a pena tentar. Mas lembre-se que, nesse caso, é preciso privilegiar ambientes mais iluminados. As cores mudam, as imagens borram um pouco, mas a pele da criança ganha volume e uma textura mais bonita e natural.
8.Deixe seu filho fotografar você. Dependendo da idade, eles são capazes de produzir imagens lindas e criativas. Dê apenas uma orientação básica sobre o funcionamento da câmera.
9. Tenha sempre paciência. Quando você menos esperar, vai produzir a foto ideal.
10. Com as câmeras digitais, a tendência é deixar as fotos apenas no computador. Mas não se esqueça de imprimir aquelas que você mais gostou. Com elas, além de ocupar portas-retratos e montar álbuns, você pode até mesmo produzir um belo quadro.
Fonte: Redação Crescer e Fernanda Sá, fotógrafa
Nenhum comentário:
Postar um comentário