Esse espaço é para você interagir com a sua rádio preferida. Aqui você fica sabendo tudo que rola por aí. Participe da construção desse novo canal de comunicação e mande sua opinião, fotos, ilustrações, áudios e vídeos, que iremos postá-los aqui. Divulgue suas idéias, sua galera, agitos, enfim, mostre sua cara !!!
Mande o material para: direcao@caxambufm.com

quinta-feira, 1 de abril de 2010

*Dicas para evitar o desperdício de água e exigir a preservação dos recursos hídricos

**No banheiro :

*É o lugar onde mais se consome água em uma residência. Feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa as mãos. Não tome banhos demorados. Tente limitar em 6 minutos. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Só ligue o chuveiro depois de tirar toda a roupa. Uma válvula de privada gasta muita água em um único aperto. Não acione à toa e aperte somente o tempo necessário. Mantenha a válvula regulada. Não jogue lixo no vaso sanitário (fio dental, cabelos...). Evite entupimento. Na hora da compra, dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas. Adquira modelos de baixo consumo de água. Em banheiros públicos use a água de torneira também com moderação. Vários centros comerciais já instalaram sensores ou torneiras que fecham automaticamente a fim de evitar o desperdício deste importante recurso natural.

*Na lavanderia :

*Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez. Se for lavar a roupa na mão, feche o tanque, coloque as roupas de molho em água e sabão e só use água corrente para enxaguar. Feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa. Não use sabão em excesso para evitar maior número de enxágues. Só use a máquina de lavar com a carga máxima de roupas. Reaproveite a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal. Instale aerador (peneirinha) nas torneiras da casa para reduzir a vazão. Não exagere no uso de produtos de limpeza, como a água sanitária que contém cloro. Use com moderação, de acordo com as recomendações dos fabricantes.

*Na cozinha :

*Antes de lavar a louça, limpe pratos e panelas e deixe-os de molho. Feche a torneira enquanto ensaboa a louça.* *Se usar máquina de lavar louça, só ligue quando estiver cheia. Deixe as verduras em água com um pouco de vinagre por alguns minutos antesde lavar. Utilize sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõe mais facilmente. Ao comprar máquina de lavar roupas ou lavar pratos, verifique no manual o consumo de água do produto. Não jogue *óleo de frituras* ou restos de comida em pias ou na privada pois pode causar entupimentos e dificulta o tratamento do esgoto. A Sabesp orienta para  colocar o óleo em um recipiente bem fechado para não vazar (garrafa) e depositar no lixo comum (orgânico). Outros especialistas afirmam que o ideal é procurar um posto de coleta próximo. Encontre receita de sabão de óleo de cozinha no site www.triangulo.org.br. Segundo a ONG Ação Triângulo que recolhe óleo vegetal em casas e empresas, um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água - o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos. Isso acontece porque o óleo impede a troca de oxigênio e mata todos os seres vivos como plantas, peixes e microorganismos. O óleo também impermeabiliza o solo contribuindo para as enchentes. Você sabia que muitos sabonetes e sabões de roupa (em barra) são feitos de sebo de boi ?

*No jardim, no quintal, na calçada :

*Ao lavar o carro use o balde com pano em vez de mangueira. Procure lavar menos o carro, principalmente na época de falta de chuvas. Não regue as plantas em excesso ou com mangueira. Use um balde ou um regador. Não regue nas horas mais quentes do dia ou quando estiver ventando muito para evitar a perda de água pela rápida evaporação. Molhe a base das plantas e não as folhas. Não use mangueira para limpar a calçada e sim uma vassoura. Quando necessário, use um balde no final da limpeza. Procure aproveitar a água das chuvas. Capte-a na saída das calhas. Use para regar o jardim ou limpar a casa. Em vez de cimentar todo o quintal, deixe um espaço para jardim e ajude a água da chuva a infiltrar-se na terra. Mantenha a caixa d`água limpa. Ela deve ser lavada pelo menos a cada 6 meses.

*Quanto desperdiça :

*Escovar dentes com torneira aberta = 80 litros 

Lavar louça com torneira aberta = 100 litros

Lavar carro com mangueira em meia hora = 560 litros

Lavar calçada com mangueira = 280 litros

Banhos longos = 95 a 180 litros

Feche bem as torneiras para que não pinguem.

Então não dá para ficar de bobeira! Essa é uma dica 104 Fm!

Nenhum comentário: