Em 2010, o Eletronika assume como tema "As Américas: do Canadá ao Chile" e promove um mapeamento das novas tendências musicais desses diferentes cenários e o intercâmbio entre diversos países, uma tradição do festival.
A primeira peça desse quebra-cabeça é o Artificiel. Nome de um estúdio focado na produção de arte por meio de tecnologias digitais, o Artificiel tem base no Canadá e vem ao Brasil com um trabalho comissionado pelo Mutek, festival daquele país com programação calcada em novas manifestações artísticas nas áreas da música e artes visuais. Para sua apresentação em Belo Horizonte, que abre a programação do Eletronika na noite de 17 de novembro (para convidados).
No dia 19, no Teatro Alterosa, o tradicional grupo O Grivo abre a programação Experimenta do festival. Conhecido por seus concertos de música concreta e eletroacústica, e por ter participado da 28º Bienal de São Paulo, o grupo leva ao palco do Eletronika improvisações surgidas da busca constante por novos sons. Formado por Nelson Soares e Marcos Moreira, o Grivo atua também na sonorização de filmes e instalações do cineasta e artista plástico Cao Guimarães.
No dia 20, o Teatro Alterosa segue na programação Experimenta com o show do FAQ, braço musical do coletivo feitoamãos, que pode ser definido como uma banda audiovisual, interagindo música eletrônica e projeções com temática variada. O FAQ é o primeiro trabalho comissionado do Eletronika, com performance elaborada especialmente para o festival.
Señor Coconut comemora 10 anos no Eletronika!
Señor Coconut – alter ego do alemão Uwe Schmidt (Atom Heart, Atom ™) faz versões salsa e merengue de clássicos do pop. Há 10 anos, apresentou seu projeto original, o vibrante Popkomm, em Colônia, Alemanha. Desde então, ele já percorreu o mundo, lançando álbuns em todos os continentes. Suas faixas são destaques em centenas de compilações, trilhas de cinema, (como por exemplo, o filme Y tu mama también) e em publicidades, como no comercial da Heineken. Señor Coconut já dividiu o palco com a Yellow Magic Orchestra, Joe Jackson e David Bowie.
Clique aqui para mais informações sobre Festival
Nenhum comentário:
Postar um comentário