Esse espaço é para você interagir com a sua rádio preferida. Aqui você fica sabendo tudo que rola por aí. Participe da construção desse novo canal de comunicação e mande sua opinião, fotos, ilustrações, áudios e vídeos, que iremos postá-los aqui. Divulgue suas idéias, sua galera, agitos, enfim, mostre sua cara !!!
Mande o material para: direcao@caxambufm.com

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Artista americana cria retratos usando fitas K7 e VHS

Fitas cassete e filmes VHS são artigos já considerados de museus para as gerações de adolescentes e jovens. Com o crescimento da tecnologia digital, tem criança que nunca viu um fita de perto, ainda mais um rolo de filme. Mas é justamente desse material, que já serviu para registrar grandes momentos da música e do cinema, que uma artista americana utiliza para criar imagens de artistas e personagens.

Erika Iris Simmons produz retratos usando pedaços de fitas de cassete e VHS, numa conexão direta entre as figuras criadas, como músicos e atores com o antigo suporte do cinema e da música. São imagens que lembram stêncil de figuras como Jimi Hendrix, Bob Marley, Marilyn Monroe e Beethoven.

A série chama “Ghost in the Machine” e ainda tem vários nomes na lista. Jim Morrison, Michael Jackson, Einstein e Amy Winehouse também tiverem os retratos reproduzidos usando fitas cassete e de filme. Alguns trabalhos, com imagens de mulheres e homens foram aplicados em peças gráficas, editoriais e trabalhos pessoais.

"Gosto de utilizar peças que você poderia encontrar numa ‘garage sale’ ou num bazar e fazer uma composição artística. Eu realmente não uso tinta ou qualquer pigmento. Eu normalmente só pego as fitas e rearranjo, fazendo cortes quando necessário”, conta a artista em seu site.

Segundo a artista, a ideia veio de uma citação do filósofo Gilbert Ryle, um descrição de como seu espírito vive dentro do corpo. "Imagine se todos nós fossemos como cassetes e nossos pensamentos fosse desembolados?", questiona.

Simmons vive em Atlanta e estudou artes na Universidade de Saint Louis. Várias peças estão a venda e a partir de US$ 1200. A artista também faz retratos sob encomenda.

Nenhum comentário: