Cantora Britney Spears ofereceu suas fotografias de "antes e depois" para o projeto
Uma estratégia diferente foi adotada pelas escolas britânicas nesta semana. O programa educacional criado pela ONG 'Media Smart' propõe mostrar aos alunos, de 10 e 11 anos, imagens da cantora Britney Spears de biquíni, com celulite, comparadas a fotos modificadas digitalmente e, com isso, tentar aumentar a autoestima das crianças.O objetivo é mostrar como as fotografias em revistas e anúncios são alteradas e criam "um grau de perfeição que é inalcançável na sociedade".
A secretária de Igualdade britânica, Lynne Featherstone, disse à BBC que "os jovens estão recebendo padrões impossíveis a partir das imagens com as quais eles se deparam diariamente na mídia e na publicidade e há indícios de que isso tem um impacto negativo em sua autoestima". Ela completa dizendo que as crianças deve perceber desde cedo "que seu valor é tão maior que apenas sua aparência física."
O que será mostrado
O material de ensino consiste em um PowerPoint mostrando fotografias publicadas em revistas famosas e em outdoors, além de instruções para os professores explicando "a influência da mídia e da publicidade na maneira como os jovens veem seu corpo".
O material também traz campanhas que ficaram famosas por desafiar a norma, como as da grife Benetton e dos produtos Dove, mostrando diversidade cultural e "mulheres comuns".
A aula também mostra uma fotografia da atriz Keira Knightley com o busto aumentado digitalmente e imagens de anúncios de maquiagem e perfume, em que os modelos têm uma pele absolutamente perfeita.
Para terminar, a Media Smart sugere que os professores discutam com os alunos a "importância das características pessoais e valores humanos em relação à beleza física".