CD supera venda no Brasil de 'grandes' do rock, de Pink Floyd a Coldplay
O grupo de Ribeirão Preto Sambô
O Sambô, grupo de pagode de Ribeirão Preto, ficou famoso por fazer versões em ritmo de pagode de clássicos do rock. Nirvana, U2 e Beatles estão no repertório. As versões começaram como brincadeira, mas acabaram disputando espaço nas paradas brasilieiras com grandes bandas "originais" do rock, de Pink Floyd a Coldplay. Desde o início de 2013, o disco "Estação Sambô - Ao vivo" domina a lista de álbuns mais baixados do Brasil. Exceto pelo primeiro dia da pré-venda de "The next day", de David Bowie, o álbum do Sambô ficou no topo do ranking do iTunes Brasil durante a maior parte do mês de janeiro - e já está à frente do inglês de novo.Enquanto "Estação Sambô" vendeu 110 mil cópias - somados downloads e vendas físicas -, segundo a Som Livre, "Coldyplay live 2012" vendeu 60 mil no Brasil, e a coletânea "The best of Pink Floyd: A foot on the door" emplacou apenas 16 mil cópias no país, segundo a EMI. Os três lançamentos estão entre os 20 mais vendidos no iTunes Brasil atualmente.
"Não é uma coisa que ninguém espera", admite o tecladista e vocalista do Sambô, Gama, sobre competir nas paradas com originais do rock. Ele é um dos músicos que estava em uma roda de samba em 2009 e, de brincadeira, resolveram tocar "Mercedes Benz", de Janis Joplin, em ritmo de pagode. Da brincadeira surgiu a banda, que lançou em novembro de 2012 seu segundo álbum, primeiro pela Som Livre.
O repertório mistura faixas próprias com versões de rock como "Sunday bloody sunday", do U2, "Can´t buy me love", dos Beatles e "Pais e filhos", da Legião Urbana, todas com arranjo de pagode.
Nenhum comentário:
Postar um comentário