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terça-feira, 19 de março de 2013

Com vendas em alta, gravadora busca 'sobras de estúdio' de Chorão

Lojistas relatam aumento de até 20 vezes em vendas de Charlie Brown. EMI vai começar pesquisa de material gravado em álbuns anteriores. 

 
Um aumento de vinte vezes na vendagem do disco "Música Popular Caiçara" (2012), do Charlie Brown Jr, foi registrado nas lojas da rede Fnac depois que o cantor Chorão foi encontrado morto, no dia 6 de março. A rede não divulga a quantidade total de discos vendidos, mas o aumento condiz com a maior procura por discos da banda relatada por lojistas. Na quinta-feira (14), havia sete discos da banda entre os 200 mais vendidos no iTunes Brasil.

Com vendas em alta, mais produtos do Charlie Brown - além do álbum de inéditas e a reedição dos primeiros discos - podem ser lançados. "Provavelmente vamos tentar resgatar alguma coisa que foi perdida, material de estúdio. Vamos começar essa pesquisa agora", diz Luiz Garcia, diretor de marketing da EMI, gravadora que lançou os oito primeiros discos da banda.

A prioridade, antes de buscar material antigo de estúdio, segundo Garcia, é a reedição "fiel" aos originais dos dois primeiros discos, "Transpiração contínua prolongada" (1997) e "Preço curto... Prazo longo" (1999). Os dois álbuns estão entre os títulos do Charlie Brown que voltaram ao ranking do iTunes.

A volta dos primeiros discos às prateleiras pode satisfazer fãs que buscam material mais antigo. O discotecário Anderson Tucho, de 33 anos, que trabalha em loja na Galeria do Rock, em São Paulo, diz que a procura pela banda aumentou. "Mas as pessoas querem aqueles discos fora do catálogo. 'Transpiração', 'Nadando com os tubarões' (de 2000). Os mais 'clássicos'. Se tivesse os antigos aqui venderia muito mais", diz Anderson.

Na Galeria do Rock, até as camisetas da banda voltaram a ser pedidas. "O pessoal pede todo dia no balcão, aumentou bastante a procura. Ultimamente não pediam mais Charlie Brown, não era muito o público da galeria", diz o vendedor José Antônio Volpe, 28 anos.

"Todos os meios de comunicação falam do nome do Chorão. É natural essa subida da venda.  Aconteceu, por exemplo, como o filme do Luiz Gonzaga. A venda do artista cresce no período, ele estava em voga", comenta Luiz Garcia. A gravadora ainda não tem dados consolidados sobre o aumento de vendas da banda.


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